Passos para a Moda

IFSULDEMINAS - Câmpus Passos está na Mídia

Assista ao vídeo do Programa "Encontro Fashion" da TV Onda Sul, gravado pela blogueira de moda Luciana Peres no "Evento Passos para a Moda" realizado este ano.

https://www.youtube.com/watch?v=4DT_hYS7ySA&feature=youtu.be

Ascom/IFSULDEMINAS - Câmpus Passos

03/07/2015


"Passos para a Moda 2015" promove desfiles, oficinas e palestras no Câmpus Passos

modatexto2A terceira edição do "Passos para a Moda" foi realizada de 1 a 3 de junho no IFSULDEMINAS - Câmpus Passos. O evento contou com exposições produzidas por estudantes e egressos dos cursos Técnicos em Vestuário e Produção de Moda, além de desfiles, oficinas e palestras.

Na segunda-feira, o “QuintAll”, grupo formado por professores e estudantes do Câmpus Passos, fez a abertura da noite com apresentações musicais. Logo após, os convidados assistiram a aulas expositivas sobre processos de modelagem e técnicas de representação no desenho, ministradas respectivamente pelos professores especialistas do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Unidade Divinópolis, Denis Fraga e Lucília Lemos.

DESFILES

O destaque da quarta-feira ficou por conta dos desfiles “Pelo Avesso” e “Música e Moda”. Neste momento, os estudantes fizeram o lançamento das peças criadas, desenhadas e produzidas por eles.

“Pelo Avesso” fez parte do projeto desenvolvido pela professora Maria Concebida Pereira junto aos alunos do 3° período do Técnico em Vestuário, que tinha como objetivo final produzir uma peça de vestuário que não tem avesso. A modelagem, a costura e o acabamento foram criados de forma a dar “vida” a um look “dois em um”. Ainda neste projeto, as alunas fizeram o desenho de moda das peças orientadas pela professora Franciele Menegucci.modatexto

Já “Música e Moda”, foi a exibição das peças criadas e produzidas pelos alunos do 4° período do Técnico em Moda referente ao projeto final de curso, orientado pela professora Maria Bernardete Oliveira de Carvalho. Todas as peças foram criadas tendo "músicas" como tema central, mas o conceito das coleções foi diferente para cada aluno. A bossa nova, o tango, o bolero e o sertanejo foram alguns dos estilos musicais eleitos pelos alunos para nortear as criações.

A blogueira e apresentadora do “Encontro Fashion” (exibido da Tv Onda Sul), Luciana Peres, marcou presença nos desfiles e aproveitou para fazer a gravação da próxima edição do programa, que mostrará um pouco do trabalho dos alunos. Em seu blog, “Coisas de Lu”, ela agradeceu o convite, a atenção e o carinho da equipe do Câmpus Passos, que se “mostrou profissional e simpática”.

Segundo a coordenadora do curso, Maria Bernardete Oliveira de Carvalho, o evento vem crescendo em dimensão e qualidade, na medida em que os cursos de moda do IFSULDEMINAS vão se estruturando. "Os desfiles e as exposições são oportunidades para que as atividades dos alunos sejam reconhecidas e apreciadas por todos que se interessam por moda. Queremos apresentar nosso aluno e seus trabalhos para os profissionais de moda da região”, disse a coordenadora. Ela lembra que “muitos já montaram ateliês ou trabalham na área da moda em empresas da região, como Maria Inês Andrade Pimenta”.

OFICINAS

As oficinas, os cursos e as aulas temáticas são parte importante do evento, pois são os momentos propícios para os alunos dos cursos de Moda agregarem saberes e experiências de outros profissionais. Durante três dias, as salas e corredores do Câmpus Passos receberam estas atividades. Alunos de diversas escolas de Passos também vieram prestigiar os trabalhos e conhecer as instalações da instituição.

modatexto1A programação reuniu oficinas como técnicas de Tie Dye, crochê, automaquiagem, encadernação, entre outras. Laís Peixoto, do 1º ano do curso Técnico em Vestuário, participou da oficina Tie Dye, oferecida pelo professor Wendell Bráulio, contou que a técnica foi novidade para ela, e aprovou o que foi passado. A professora Maria Concebida Pereira, responsável pela oficina “Iniciação em Crochê”, ensinou algumas noções básicas de crochê, como “marcações à régua e lápis para definição de distância entre um ponto e outro”. A maquiagem também foi tema de oficina, oferecida pela técnica em Laboratório de Vestuário, Pâmela Carvalho. Os participantes observaram atentamente as dicas sobre automaquiagem, como: “a importância de se iniciar o processo com a pele limpa e hidratada” e “a não recomendação de se compartilhar produtos de maquiagem entre amigas”.

Esse ano, com a participação dos alunos do curso Técnico em Produção de Moda, o evento teve mais "corpo" e impacto. "No próximo ano, não podemos deixar que as expectativas sejam menores. Já estamos trabalhando no próximo evento, montando a grade de atividades e de convidados especiais. Temos agora a responsabilidade de nos superarmos ou pelo menos manter a qualidade deste ano de 2015”, finalizou a coordenadora.

Confira todas as fotos do evento no facebook do Câmpus Passos!

Ascom/IFSULDEMINAS - Câmpus Passos com informações da professora Maria Bernardete Carvalho.

08/06/2015